Reunião sobre o caso Rika Yamane

Por: | Postado em: 20 de fevereiro de 2016

No último dia 29/01, algumas fotos e um texto começaram a circular pelas redes sociais e, em poucas horas tornou-se notícia em todo o país. Uma moça, nascida no Japão, mas que mora no Paraná, tirava férias em Fortaleza, foi atacada, por volta das 9h30 da manhã, na praia do Futuro enquanto praticava corrida. Os momentos de terror, medo e luta da veterinária Rika Yamane Yamane foram compartilhados, por ela mesma, em sua conta do Facebook e divulgado por diversos meios de comunicação.

Após o acontecido, no dia 04/02, Rika procurou o nosso gabinete para solicitar apoio na busca de uma solução para o seu caso. Com o compromisso de acompanhar de perto o desfecho da situação, acionamos a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da qual sou vice-presidente, bem como a CPI da Violência Contra a Mulher, sobre o acontecido.

Também passamos o caso para as mulheres representantes federais paranaenses, Deputadas Leandre Dal Ponte (PV) e Christiane Yared (PTN) para que possam, na Câmara dos Deputados, fazer o alerta aos representantes do Estado do Ceará para que cobrem uma melhor segurança pública e resposta desse caso.

Seguiremos acompanhando o caso da Rika, assim como de outras mulheres que vivem ou viveram situações de violência, e trabalhando para combater esse abuso.