PROJETO DE LEI VISA INSTITUIR A REGIÃO TURÍSTICA “VALES DO IGUAÇU”

Por: | Postado em: 21 de junho de 2016

A Deputada Claudia Pereira apresentou um projeto de lei que tem como objetivo instituir a Região Turística “Vales do Iguaçu”, que abrange os municípios de Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Pérola D’Oeste, Pranchita, Realeza, Renascença, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Jorge D’Oeste, Sulina, Verê e Vitorino.

Região marcada pelas agroindústrias, pelo clima frio e pela presença do rio Iguaçu, tanto pelas  majestosas hidrelétricas como pelo início do Parque Nacional do Iguaçu, no município de Capanema. Nele o roteiro rural Doce Iguassu atrai visitantes em busca de produtos orgânicos e belas paisagens.

Privilegiada pela presença da cultura indígena na Reserva de Mangueirinha e pela insurgência de fontes de água hidromineral e termal, os encantos da região estão na sua bucólica paisagem rural e nos imensos lagos artificiais que convidam para o lazer e o entretenimento.

Sua produção de vinhos e queijos também merece destaque, principalmente em Mariópolis e Salgado Filho.

Pato Branco e Francisco Beltrão são municípios que oferecem infra-estrutura, eventos, gastronomia, hospedagem e parques de lazer.

Nos campos de Palmas está a Usina Elétrica Eólica e em Barracão, o Marco Divisório entre Paraná, Santa Catarina e Argentina.