PROJETO DE LEI VISA INSTITUIR A REGIÃO TURÍSTICA “ESTRADAS E CAMINHOS DO PARANÁ”

Por: | Postado em: 20 de junho de 2016

A Deputada Claudia Pereira (PSC) apresentou um projeto de lei que tem como objetivo instituir a Região Turística “Estradas e Caminhos do Paraná”, que abrange os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cândido de Abreu, Guarapuava, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Santa Maria do Oeste e Turvo.

Marcada pelos costumes campeiros, a região preserva a tradição rural, que desponta no charme das suas pousadas e parques rurais.  Destaca-se também pela influência da colonização européia, principalmente dos alemães que se instalaram e formaram a Colônia de Entre Rios, que localizada em Guarapuava, combina o turismo com o sistema cooperativista num interessante roteiro.

Mas o Centro também é pontuado por inúmeras hidrelétricas no rio Iguaçu, formando imensos lagos que favorecem a prática de esportes náuticos e pesca esportiva.

O Parque Municipal São Francisco em Guarapuava abriga o Salto São Francisco, conhecido como a maior queda d’água do Sul do Brasil.

O Museu Regional do Iguaçu em Reserva do Iguaçu guarda um expressivo acervo regional, principalmente da flora e fauna local, se constituindo num marco arquitetônico e cultural, em meio a um atrativo horto florestal.

A Vila de Faxinal do Céu em Pinhão, também mostra a exuberância da flora local, principalmente no inverno, onde o colorido da vegetação é uma atração a parte.

O charque, comida típica ligada ao ciclo do tropeirismo, é divulgado no município de Candói, através de uma alegre festa com cavalgadas e pratos típicos.

Guarapuava é pólo da região, com seus parques, eventos e infra-estrutura de hospedagem e alimentação.