PRIMEIRA UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA CHEGA A FAZENDA RIO GRANDE

Por: | Postado em: 15 de agosto de 2017

O primeiro caminhão que leva o exame gratuito de mamografia de forma itinerante às mulheres do Paraná começou a circular no Estado na terça-feira (08), iniciando o circuito pelo município de Fazenda Rio Grande. A unidade é do Sesc-PR e estava estacionada na sede da entidade, em Curitiba há aproximadamente dois anos e seu uso era restrito às comerciárias por não ter autorização legal para circular, nem para atender a rede de saúde pública. A possibilidade de atender mulheres de todo o Estado veio com a sanção da lei n° 18.595/2015, de autoria da deputada estadual Claudia Pereira, que institui o exame de mamografia móvel no Estado – o Mamóvel.

“Nós tínhamos uma carreta pronta, totalmente equipada para o exame, mas a nossa lei estadual não permitia que ela saísse da nossa sede. Com a lei da deputada Claudia Pereira atingimos nosso objetivo de oferecer o exame à população e dar nossa parcela de contribuição à saúde das mulheres do Paraná”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio, que inclui o Sesc e o Senac, Darci Piana.

Para Claudia Pereira, o Mamóvel vai aumentar a cobertura do exame em todo o Estado, atendendo em especial mulheres da faixa etária entre 50 e 69 anos, que devem realizar a mamografia a cada dois anos.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil. Mas as chances de cura chegam a 97% se a doença for descoberta e tratada no início. O diagnóstico precoce é feito por meio da mamografia. Por isso, é tão importante fazer com que este exame chegue às mulheres de todo o Estado.

“Ver esta lei, que era um sonho meu e de muitas mulheres, sair do papel e se tornar realidade é uma conquista de todas as mulheres e certamente irá contribuir para salvar muitas vidas. A busca ativa vai auxiliara na prevenção da saúde da mulheres e na detecção precoce do câncer, o que aumenta as chances de cura ”, afirmou a deputada.

A oferta da unidade de mamografia em Fazenda Rio Grande é uma parceira da Prefeitura e da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG). A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Fazenda Rio Grade, Marcio Wozniack, do presidente da Câmara Municipal, Julio Cesar Ferreira de Lima Theodoro, o Julinho do Pesque, além de secretários municipais, vereadores e lideranças empresariais. Cerca de 300 pessoas, a grande maioria mulheres, acompanharam o lançamento do Mamóvel.

Além do exame de mamografia, a unidade também oferece ações preventivas do Câncer de Mama, de Educação em Saúde e exame de colo de útero. Todos os procedimentos são gratuitos.

A unidade ficará em Fazenda Rio Grande por 90 dias, período em que deverá atender cerca de 3 mil mulheres. Na sequência, o caminhão do Sesc seguirá para outros municípios, atendendo preferencialmente comunidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e alcançando locais onde o exame não está disponível.