Lei institui o dia 20 de maio como Dia do Celíaco em do Paraná

Por: | Postado em: 16 de fevereiro de 2016

Na manhã desta terça-feira (16/02), a Deputada Claudia Pereira recebeu das mãos de Waldemar Morello, da assessoria da Casa Civil, a Lei de sua autoria, sancionada, que institui o Dia do Celíaco. O procedimento segue o rito, seguindo para as assinaturas do Chefe da Casa Civil Eduardo Sciarra e pelo Secretário relacionado ao tema, que neste caso é o Secretário de Saúde, Michele Caputo Neto. A nutricionista e assessora parlamentar do gabinete, Ana Cristina Dalla Lasta Brito, acompanhou o momento da assinatura.

A Lei recebeu o Nº 18.705/2016, e visa realizar, anualmente, no dia 20/05 o Dia do Celíaco, com objetivo de deixar em evidência essa causa e demonstrar sua importância, buscando meios de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos celíacos.

Vale lembrar que a Doença Celíaca é a intolerância permanente ao glúten, que ocorre em pessoas com predisposição genética. Os portadores desta doença não podem ingerir alimentos que contenham glúten (proteína presente no trigo, aveia, cevada e centeio) durante toda sua vida.

A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, podendo, aparecer na fase adulta.

Porém, os sintomas podem variar de um indivíduo para outro. Há inclusive, casos em que os sintomas não estão presentes, o que dificulta muito o diagnóstico.

Por isso é fundamental buscar formas de contribuir com o esclarecimento sobre doença e as formas para se alcançar uma melhor qualidade de vida.