III ENCONTRO DO DIA ESTADUAL DO CELÍACO 

Por: | Postado em: 18 de Maio de 2018

Aconteceu na manhã de sexta-feira (18/05) o III Encontro Estadual do Celíaco, que lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Iniciativa de autoria da Deputada Estadual Claudia Pereira (PSC), a Lei instituiu a data oficial no estado e de outras propostas referentes à área.

Os convidados e demais participantes foram recebidos com um café da manhã à base de produtos sem glúten, e em seguida foram realizadas algumas palestras sobre os 20 anos da Associação dos Celíacos do Paraná (ACELPAR), os direitos do portador da doença, o diagnóstico e o tratamento hoje disponível, que consiste em dieta livre de cereais como trigo, cevada. aveia, centeio e malte.

As palestras foram realizadas pela médica gastroenterologista Lorete Maria da Silva Kotze, doutora em Medicina Fellow do Colégio Americano de Gastroenterologia e uma das fundadoras da ACELPAR, a professora de Direito da PUC/PR, Karina da Silva Magatão, a médica gastroenterologista Danielle de Castro Kiatkoski e, impossibilitada de comparecer pessoalmente ao evento desta sexta-feira no Legislativo estadual, a diretora do Procon/PR, Claudia Silvano, gravou um vídeo que foi exibido durante o encontro, respondendo a uma série de dúvidas mais frequentes sobre os direitos dos portadores da doença celíaca.

Na ocasião, a Deputada Claudia homenageou a Dra. Lorete, com a lei que concede o título de cidadão benemérito pelos serviços prestados.

Também participaram do encontro a presidente da Associação dos Celíacos do Brasil, Solange Nascimento; a representante do Conselho Regional de Nutricionistas, Marcia Regina Messagi; a presidente da Associação dos Celíacos Kids, Sophia Cendofante Sezerino; a professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Cíbele Pereira Kopruszynski; e, representando a Itaipu Binacional, Marcos Tom Ramos.

Mais fotos clique aqui.