Foz do Iguaçu recebe a 1ª Companhia de Turismo do Paraná

Por: | Postado em: 12 de agosto de 2016

O município de Foz do Iguaçu, na fronteira tríplice entre Brasil, Paraguai e Argentina, é o primeiro a receber uma Companhia de Turismo do Paraná. A estrutura, inaugurada no início do mês, é a 3ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e vai garantir mais segurança e apoio aos quase dois milhões de turistas que visitam anualmente a região, no Extremo-Oeste do Estado.

“O turismo é a principal fonte da economia de Foz do Iguaçu e nada mais justo que a cidade tenha esta atenção especial do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública”, ressaltou a deputada Cláudia Pereira (PSC). A luta para criação da Cia de Turismo teve início em maio de 2015, quando representantes do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira (GGI) entregaram o projeto à deputada.

A proposta tinha 17 páginas e anexos que traziam um estudo de viabilidade, recorda Claudia Pereira. Foz do Iguaçu, que é referência no setor do turismo, contou com dois fatores importantes que colaboraram nas articulações junto ao Governo do Estado.

Primeiro, o aumento do efetivo do 14º BPM e o segundo a criação da Lei 18.641/15, de autoria de Claudia Pereira, que tornou Foz do Iguaçu a “Capital do Turismo do Paraná”. “Ainda precisávamos de mais ações positivas para que fosse possível concretizar esta ideia, o porquê da cidade ser a primeira do Estado a ter este destacamento especial”, ressaltou.

A deputada destacou a criação da Cia de Turismo de Foz no Plenário da Assembleia Legislativa. Claudia recordou as articulações desde que encampou a missão, que teve apoio 14º BPM e do Comando Regional da PM. “Recebi o pedido para que intervisse junto ao governo do Estado para a realização desse projeto entregue pelo Tenente Lima, secretário executivo do GGI, e do então chefe da Guarda Municipal de Foz, Cleomar Farias”.

“Missão dada, missão cumprida”, reforçou Claudia, que fez questão de agradecer a confiança recebida de todos. A deputada destacou ainda que o bom entendimento com secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, foi fundamental para essa importante conquista.

“O secretário Mesquita teve uma atitude muito positiva desde o primeiro contato com o projeto. Quando apresentei a proposta ele determinou de imediato à sua equipe técnica a realização dos estudos necessários”, disse. A Cia de Turismo tem como meta integrar e coordenar o sistema de segurança pública de Foz do Iguaçu.

claudia-pereira2