ESCRITÓRIO SOCIAL É TEMA DE REUNIÃO COM DR. RUY MUGGIATI

Por: | Postado em: 19 de dezembro de 2017

O Escritório Social teve sua criação oficializada em junho de 2017. A unidade oferece apoio aos egressos do sistema prisional e é a segunda a ser implantada no Brasil. Sabendo a importância desta iniciativa, a Deputada Claudia Pereira (PSC) se reuniu, na tarde de terça-feira (19/12), com o Desembargador Dr. Ruy Muggiati, que é supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Paraná (GMF-PR), com o objetivo de somar forças, entre legislativo e judiciário, na implementação destes escritórios em mais municípios paranaenses, especialmente pelo fato da parlamentar ter sido, enquanto Secretária da Assistência Social de Foz do Iguaçu, uma das responsáveis pela criação e inclusão do Patronato Penitenciário no município, o primeiro a ser criado no Brasil, com o objetivo de ressocializar através da educação e do trabalho os egressos e seus familiares. Também esteve presente Alexandre Calixto, que foi diretor técnico do Patronato Municipal de Foz.
Focado na reinserção social, o Escritório Social  é um dos serviços do programa Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse tipo de unidade permite a integração de diversas entidades que prestam auxílio aos egressos do sistema prisional e a seus familiares, durante os primeiros meses de liberdade. Eles podem ter acesso a encaminhamento profissional, capacitação, atendimento médico e psicológico, além de assistência jurídica. O objetivo é diminuir os índices de reincidência criminal, pois a maioria dessas pessoas saem do sistema sem oportunidades efetivas de inserção no mercado de trabalho e na vida social.
De acordo com a Deputada Claudia, este tipo de iniciativa é de extrema importância para a ressocialização e inclusão dos egressos penitenciários à sociedade. “Recentemente, tivemos uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da qual sou vice-presidente, onde debatemos a situação das mulheres egressas do sistema penitenciário e vem de encontro ao objetivo do Escritório Social. Por esta razão, me coloquei à disposição, enquanto Deputada, para contribuir e engrandecer este serviço oferecido pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema Judiciário, procurando atender e realmente trazer resultados positivos e satisfatórios aos egressos. Agradeço ao Dr. Ruy por nos receber e pela oportunidade de conversarmos e somarmos esforços com esta iniciativa”, finalizou.