Dia Internacional da Síndrome de Down

Por: | Postado em: 21 de março de 2015

Hoje, dia 21 de Março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down!

Motivada a fazer algo que contribuísse com essa causa, a deputada Claudia Pereira apresentou um projeto de lei esta semana, que tem como objetivo tornar obrigatório a hospitais públicos e privados, o registro e a comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down, às entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência no estado do Paraná.

Esta comunicação tem o propósito de garantir o apoio, acompanhamento e intervenção imediata das instituições, entidades e associações, com profissionais capacitados (pediatras, médico assistente, equipe multiprofissional e interdisciplinar), e garantir o amparo qualificado aos pais em suas dúvidas e aos bebês que merecem ser estimulados no momento adequado a fim de desenvolver todo o seu potencial.

Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe.

O projeto prevê penalidades como advertência e pagamento de multa, caso haja descumprimento, sem justificativa desta norma, ao estabelecimento de saúde.

Na foto, recordação de momento especial que vivi com os alunos da “Viva Bia”, antiga “Casa Ofício” de Foz, guardo com carinho um lindo cartaz que ganhei neste dia!