?PRONUNCIAMENTO SOBRE O DIA ESTADUAL DO FUTEBOL AMERICANO

A Deputada Estadual Claudia Pereira (PSC) fez uso da palavra durante a sessão plenária de hoje (07/03) referente à Lei nº 19.374/2017, de sua autoria, que institui o “Dia Estadual do Futebol Americano”, que hoje foi entregue em mãos aos representantes da Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) Jackson Bartnik e Carlos Zuchi.
A iniciativa se deu especialmente porque o Futebol Americano é um esporte coletivo e colaborativo, traz em sua essência valores como disciplina, cooperação, respeito e valorização às regras, fundamentais para a cidadania, proporcionando aumento da autoestima de seus praticantes, culminando em preparar e potencializar o processo de inserção do indivíduo socialmente como cidadão.
O Futebol Americano no Paraná teve início em 25 de outubro de 2008, com a primeira partida FullPads (com todos equipamentos, assim como nos Estados Unidos). As equipes da época eram o Curitiba Brown Spiders e o Barigui Crocodiles, que se juntaram para conseguir equipar todos os atletas e realizarem uma partida oficial, mesmo sendo rivais em campo. No ano seguinte, no dia 01 de março de 2009, foi fundada a Federação Paranaense de Futebol Americano, com intuito de fomentar e disseminar o esporte pelo estado.
 
O primeiro campeonato Paranaense da modalidade, foi realizado em 2009, com a participação de 6 equipes: Barigui Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Foz do Iguaçu Black Sharks, Curitiba Hurricanes, Ponta Grossa Tigers e Ponta Grossa Black Knights. De lá pra cá, o campeonato só vem crescendo e esse ano está na décima edição da competição, contando com 12 equipes separadas em três divisões – Norte, Leste e Oeste.
 
São elas: Paraná HP (atual campeão), Brown Spiders Futebol Americano, Coritiba Crocodiles, Curitiba Guardian Saints, Curitiba Lions e Moon Howlers – equipes de Curitiba. Maringá Pyros, Foz do Iguaçu Black Sharks, Francisco Beltrão Red Feet, União Snakes – de União da Vitória, Batel Darkwolves – de Guarapuava e Street Dogs Futebol Americano – de Balsa Nova.
 
A grande final do campeonato é conhecida como Paraná Bowl e esse ano será disputada no dia 10 de junho.

Deixe uma resposta